Autorretrato de Alejandra Guerrero

"Vulnerable" , Los Angeles, 2008

A fotógrafa colombiana Alejandra Guerrero cria imagens eróticas a partir de uma visão muito particular, com personalidades que vão desde estrelas da Playboy, como Julie Strain à atrizes pornográficas, como Kimberly Kane. Em sua biografia, ela descreve seu desejo de acrescentar valor artístico e passar uma mensagem a partir de um ponto de vista feminista, não retratando as mulheres como objetos sexuais, mas como seres poderosos, expressando-se através de seus corpos e sua sexualidade.

Como artifício, a fotógrafa, que também é modelo, utiliza, em muitos de seus trabalhos, sua própria presença em cena, criando auto-retratos bastante sensuais. Na imagem "Vulnerable", de 2008, a Guerreiro está diante de um espelho, de joelhos, com o rosto próximo ao chão, "vestindo" apenas a câmera fotográfica.

"Quando eu comecei a fazer fotografia, comecei a fotografar auto-retratos. No começo, eu só queria experimentar e não estava pensando muito sobre porque eu estava me colocando em frente a câmera. Era uma questão de conveniência também, desde que me via como qualquer pessoa - apenas mais um personagem em uma foto. Eu também senti a necessidade de expressar um eu mais íntimo nas fotos e senti que minha presença poderia ser uma parte interessante da imagem. Em última análise, as fotos tentam me ajudam a responder à pergunta 'quem sou eu?'."

Nenhum comentário:

Postar um comentário