Charlotte Rampling no Hotel Nord Pinus

A modelo e atriz britânica Charlotte Rampling foi por diversas vezes alvo dos cliques do célebre fotógrafo alemão Helmut Newton. A imagem mais famosa dessa parceria, provavelmente é o nu realizado no Hotel Nord Pinus, em Arles, na França, em 1973.

Na foto [esq.], Rampling aparece completamente nua sentada sobre a mesa do quarto de hotel. A série da qual ela faz parte foi publicada no ano seguinte pela revista Vogue durante a promoção do controverso filme "The Night Porter", protagonizado pela atriz.

O olhar da modelo para a câmera cria a sensação de um momento íntimo colocando o fotógrafo (ou expectador) como parte da cena. Existem duas versões dessa imagem. A que vemos aqui, talvez seja a mais popular. Na segunda, não menos interessante - mas talvez mais comedida - a modelo segura a taça com a mão direita, cobrindo o seio.

Charlotte, que foi eleita a mulher mais sexy do mundo durante a publicação dessa imagem, chegou a declarar que vê Newton como um diretor de cinema que escolheu tirar fotografias, pois suas fotos contam uma história, que instiga o expectador a querer saber o que aconteceu e o que vai acontecer a seguir.
"A fotografia é como ser levada a um clímax, então você para e começa de novo. A experiência é frustrante e cria uma melancolia erótica para mim." - disse Rampling.
Em 2001, quase trinta anos depois, a dupla reproduziu a imagem para a edição de Junho da revista americana Vanity Fair, o que a publicação descreveu como uma "sequência de um retrato celebre". Na última versão [dir.], Charlotte aparece novamente completamente nua sobre a mesa, porém em um ambiente mais moderno (com alguns elementos de decoração retrôs) e dessa vez, usando óculos e com um cigarro na boca (nas duas versões originais o maço de cigarro estava sobre a mesa).

Em 2009 o fotógrafo Ricardo Tinelli criou uma versão dessa foto com a atriz francesa Eva Green, para a edição de Dezembro da revista briânica Tatler.



Nenhum comentário:

Postar um comentário