A tenista de Martin Elliott

Conhecida como "Tennis Girl" (Garota do Tênis), a fotografia de Martin Elliott ficou muito popular no final da década de 1970. Quase como uma pin-up, a foto mostra uma jovem mulher de costas, caminhando em direção a rede de uma quadra de tênis com uma raquete na mão direita e levantando o vestido com a esquerda.

A fotografia foi tirada por Martin Elliott em setembro de 1976 na quadra da Universidade de Birmingham, Edgbaston,  Inglaterra, utilizando um rolo de filme Kodak e equipamentos de tênis emprestados. A modelo é Fiona Butler, que na época tinha 18 anos de idade e era namorada de Elliot.

A foto foi publicado pela primeira vez em 1977, como parte de um calendário da agência Athena - empresa especializada em comércio de arte - para o Jubileu de Prata da Rainha Elizabeth II, 1977.

Em 1980 a dupla recriou a foto, porém dessa vez em preto e branco, com a modelo de lado usando uma jaqueta sobre o vestido e sem o ousado movimento.

Em 1978, quando a foto foi licenciada para a venda de posteres pela Athena, ela alcançou ampla distribuição. Enquanto a critica considerava apenas uma "fantasia colegial", a imagem tornou-se popular rapidamente, vendendo cerca de 2 milhões de cópias. Ao logo de seus mais de 30 anos, ela foi parodiada e recriadas em várias oportunidades.

"As pessoas dizem que esta imagem é eterna, como eu não tenho certeza de quanto tempo o eterno dura, mais de 30 anos é um bom começo." - comentou Elliot.

Fiona, aos 53 anos, ao lado do pôster.
O pôster voltou a ser publicado em 2007 - dessa vez pela Pyramid Posters - em edição limitada, numerada e assinada pelo autor. Elliott faleceu em 24 de março de 2010, após uma longa luta contra um câncer.

Apesar do sucesso, a identidade da modelo só foi revelada em 2011, quando Butler participou da divulgação da exposição Court on Canvas (Quadra na Tela, em português), no Barber Institute of Fine Arts, em Birmingham, que apresentou o tênis como inspiração para obras artísticas.

Referências: Daily MailNews.com.au e Iconic Photos

Nenhum comentário:

Postar um comentário