A musa de Robert Mapplethorpe

Lisa Lyon fotografada por Robert Mapplethorpe, 1980

Lisa Lyon foi uma das fisiculturistas femininas mais famosas do mundo, ganhou fama devido à produtiva parceria que estabeleceu com o polêmico fotógrafo Robert Mapplethorpe nos anos 80. 

Depois de aposentar-se dos torneios de bodybuilding em 1979, Lisa dedicou-se à carreira artística, foi a primeira fisiculturista a posar para a Playboy, em outubro de 1980, escreveu um livro sobre fisiculturismo, foi coadjuvante em um filme estrelado por Grace Jones, entretanto, conquistou verdadeira projeção como modelo de um dos mais controversos fotógrafos americanos. 

Lisa Lyon foi protagonista de algumas das mais conhecidas fotos de Mapplethorpe, e foi sua principal modelo de nu. O corpo robusto da fisiculturista carrega as imagens com uma ambivalência de gênero, muito explorada por Mapplethorpe, que parece privilegiar nos trabalhos com ela um tipo de sensualidade dúbia, já que os contornos masculinizados de suas formas contrastam com suas características femininas, principalmente os seios. Em 1983, o fotógrafo compilou o melhor dessa parceria e lançou o livro Lady: Lisa Lyon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário